Quem é seu concorrente?
A gestão da Instituição de Ensino costuma entender que concorrentes são escolas para onde vão os alunos, quando eles decidem interromper seu relacionamento antes do final do seu ciclo educacional. Para buscar essa resposta, as estratégias adotadas são formulários de solicitação de transferência ou pesquisas realizadas pós saída. A análise dos dados coletados quase sempre apresenta um quadro óbvio: não conseguimos atender tudo que nossos clientes querem, já que eles migraram para um nicho de mercado que não atendo.
O mercado vive assim, de nichos. E esses nichos estão cada vez mais recortados, especializados e, consequentemente, menores. Sua Instituição de Ensino também atende um nicho bem definido, que é composto pela sua localização, proposta pedagógica, infraestrutura, qualidade e estilo de atendimento, formação profissional, inovação, modernidade, tradição, preço e outros fatores inerentes ao mercado educacional.
Ao atender um nicho de mercado, você atende perfeitamente um grupo de clientes que valoriza todos os diferenciais que você entrega, mas também a uma parcela de clientes que valoriza alguns diferenciais que são exclusivos do seu concorrente. Quando esses diferenciais são colocados na balança, o cliente decide sempre para o lado que lhe convém. E isso é ótimo para as escolas!
Sobreposição de diferenciais
Em um mercado repleto de tradições, o acirramento da concorrência leva as escolas a buscarem melhorar sua gestão e qualidade pedagógica. O setor, os clientes e, sobretudo os alunos, ganham.
Mas quem é seu concorrente?
Para responder essa pergunta, faça uma lista de seus principais diferenciais, outra lista com os principais diferenciais de seus concorrentes (geográficos, pedagógicos, de infraestrutura e outros) e cruze os dados. Você chegará a conclusão que tem mais concorrentes que imaginava. E, ao conhece-los, você poderá se diferenciar ainda mais, conquistando e fidelizando mais alunos.