Sucessão familiar e a gestão da mudança

.

O histórico da criação de empresas de pequeno e médio porte no Brasil mostra que as décadas de 1970 e 1980 representam os anos do surgimento de empresas criadas por empreendedores natos. Nessa época surgiram empresas que se consolidaram em seus segmentos, como a TAM, Magazine Luiza, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Objetivo, Positivo e outros.

Além das empresas que se tornaram gigantes em seus mercados, dezenas de milhares de pequenas e médias empresas surgiram na mesma época. Todas essas empresas, grandes, médias ou pequenas, guardam uma semelhança: passaram recentemente, estão passando ou passarão no futuro próximo por um processo de sucessão.

A sucessão empresarial, ou familiar, indica que o gestor precisará escolher um caminho para sua empresa: fechamento, venda ou continuação do trabalho.

Em minha trajetória profissional, lidei com mais de 2 dezenas de empresas que passavam por esse problema. Com elas eu colecionei casos de sucesso e fracasso no processo de sucessão. Mas um aspecto se assemelha em todos os casos: a necessidade de gerenciar a mudança através das pessoas.

Minha experiência indica que não podemos basear a sucessão apenas com o ponto de vista da administração. É preciso gerenciar a mudança através da análise e execução de um completo plano de desenvolvimento do capital humano, com coaching, orientação educacional e alinhamento da gestão estratégica da empresa.

Nos últimos 3 anos gerenciei a gestão da mudança em 4 empresas e realizei 15 cursos no Brasil sobre o assunto.

Entre em contato para conversarmos mais sobre a metodologia de trabalho que desenvolvi para ajudar sua empresa a superar esse desafio.

Veja a apresentação do Projeto Sucessão Empresarial.

sucessao1

 

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s