Educação Corporativa

Por que educação?

Trabalho desde os 14 anos em empresas educacionais, levando educação para empresas ou usando a educação para projetos empresariais.

Comecei cedo porque precisava trabalhar, e o melhor ambiente era a escola em que estudava. Já conhecia o caminho, as pessoas e gostava de tudo que acontecia por lá. O primeiro desafio foi encadernar apostilas. Depois de alguns meses fui promovido a fazer as cópias e depois encadernar. A tecnologia da época se restringia a estilete, cola branca e uma copiadora Nashua com toner líquido, ou mimeógrafo.

O ambiente educacional me atraiu e o processo educacional, de ensino e aprendizagem, disciplina e foco no resultado, entrou no meu dia-a-dia profissional.

 .

Início da experiência

Em 1996 fui convidado para trabalhar em um provedor de acesso à internet. Era o ano de abertura da internet comercial no Brasil, que permitia conexões apenas com telefones fixos, usando linhas discadas. Meu desafio era integrar a equipe de suporte técnico, já que era usuário e tinha a visão de quem passava por problemas no longo caminho para iniciar uma navegação (ainda que lenta), envio e recebimento de e-mails e participação em programas de bate-papo.

Com 2 meses de empresa percebi que os clientes tinham as mesmas dificuldades iniciais. Idealizei a produção de um manual de conexão. Na verdade ele era um tutorial com fotos reais, linguagem simples e direta, com formato pequeno, balões explicativos e sem termos técnicos. Ele passou a fazer parte do kit inicial de conexão, sendo entregue para os clientes junto com o disquete do provedor.

No mês seguinte percebemos que os problemas iniciais de conexão diminuíram, o que permitiu ampliar o horário de atendimento sem a contratação de novos profissionais. O custo da empresa diminuiu e a qualidade do atendimento ao cliente melhorou.

 .

Desafios

A partir do casamento da graduação em Pedagogia (Univ. Veiga de Almeida – RJ) e pós-graduação em Gestão de Empresas (FGV – RJ), minha visão empresarial foi ampliada. Os conceitos educacionais tomaram forma administrativa e o sentido de urgência pelos resultados foi aprimorado.

A experiência de 10 anos em trabalho com empresas educacionais, provedor de acesso à internet e agência de publicidade me empurraram para o caminho da consultoria. Mesmo novo em idade (apenas 24 anos), eu já tinha vivenciado muitos problemas e soluções e considerei que estava pronto para enfrentar novos projetos.

Os primeiros clientes apareceram para resolver questões complexas para os que vivenciam muito tempo a mesma empresa, mas podem ser fáceis para quem não está imerso nos seus problemas diários. Os projetos eram pautados pela reorganização dos processos administrativos, descrição e implantação de procedimentos e criação de relatórios para tomada de decisões.

Ao longo de 5 anos liderei projetos com 6 Instituições de Ensino, 1 empresa de tecnologia e 1 agência de publicidade.

 .

Consolidação profissional

Eu precisava estudar mais. O próximo desafio foi encontrar um programa que mestrado que aceitasse o que eu gostaria de estudar: a gestão de Instituições de Ensino privadas no Brasil. Conversei pessoalmente com os coordenadores de todos os programas de mestrado em educação do Rio de Janeiro (UERJ, UFF, UFRJ e PUC), e fui rejeitado por todos. Nenhum deles aceitou um estudo que não fosse sobre a educação pública. A alternativa foi participar de um inovador programa de mestrado multidisciplinar em Administração, Comunicação e Educação da Universidade São Marcos, em São Paulo. Passei a morar e trabalhar no Rio de Janeiro, estudando em São Paulo.

Em 2005 fui convidado pelo Senac Rio para ser conteudista de um módulo da nova pós-graduação em Gestão Educacional do Senac Nacional. A esse trabalho foi somado o alinhamento de conteúdo de todo o programa, um novo projeto de mapeamento da educação privada no Rio de Janeiro e culminou com o convite para fazer parte da equipe permanente do empresa, no Centro de Tecnologia Educacional.

Ao longo de quase 6 anos de trabalho no Sistema S, aprendi sobre educação corporativa, educação para redes e sistemas de ensino, educação pública, burocracia e organização de empresas de grande porte e relacionamento de vendas, sobretudo as consultivas. Integrei equipes de trabalho e liderei projetos de pequeno, médio e grande porte.

Tive a oportunidade de estudar sobre educação de adultos (sobretudo educação em empresas) no Brasil, Inglaterra, Espanha e Argentina; participei de seminários e congressos internacionais, organizei eventos, criei e implantei soluções de educação para municípios, estado do Rio de Janeiro, empresas como Petrobras, Transpetro, Oi, BR e Elektro.

 .

Aplicação da experiência

Aos 35 anos aceitei um desafio ainda maior: gerenciar um projeto de fusão e aquisição em franca expansão. Ao longo de 2 anos apliquei todo o conhecimento e experiência acadêmico e profissional para gerenciar a incorporação, ou gestão externa, de 12 empresas educacionais, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.

Com o projeto finalizado, entrei em uma nova etapa: o retorno a consultoria. Com sede em São Paulo, retornei o foco para o mercado empresarial e educacional, atendendo empresas e Instituições de Ensino.

Atualmente atendo empresas como a DMC3 Consultoria e Treinamento, Qualylife Consultoria, Treinamento, Pesquisa e Auditoria, Elektro, Allergan, Onip – Organização Nacional das Indústrias de Petróleo, Factum, Andersen e algumas Instituições de Ensino.

Nos últimos 3 anos desenvolvo projetos em áreas como:

.

Empresas educacionais
– Organização de equipes administrativas
– Processos e procedimentos administrativos
– Criação e implantação de soluções educacionais e cursos, no Brasil e no exterior
– Atendimento ao cliente, com foco na conquista e fidelização
– Sucessão empresarial e familiar
– Gestão estratégica
– Gestão de marketing
– Gestão financeira

.

Empresas de outros segmentos
– Organização de equipes administrativas
– Processos e procedimentos administrativos
– Criação e implantação de soluções educacionais e cursos, no Brasil e no exterior
– Atendimento ao cliente, com foco na conquista e fidelização
– Sucessão empresarial e familiar
– Educação Corporativa

.

Caminhos futuros

O respeito a sua empresa e a busca de resultados que atendam seus objetivos estratégicos farão parte dos nossos projetos futuros.

Entre em contato para conversarmos sobre soluções para sua empresa.

.

Denis Drago

denis@denisdrago.com
(11) 98373-1914 / (21) 98102-8111

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s