A importância das redes sociais para as escolas

A interação dos alunos nas redes sociais é frequente, e isso não vai mudar. Eles se comunicam, compartilham experiências e aprendem no ambiente digital com mais naturalidade e significado. Os pais dos alunos também estão presentes nesse ambiente, mas sua interação acontece para busca de notícias, manutenção da comunicação ou suporte para o trabalho. As relações são diferentes entre as gerações de pais e filhos.

Por sua vez, as escolas foram criadas fora do ambiente digital e precisam aprender a lidar com essa nova forma de comunicação, além de aproveitar seu potencial para interagir com o seu público.

Para os professores é uma grande oportunidade de desenvolver aulas mais integradas com os interesses dos alunos, ainda que o maior desafio seja a curadoria. Na internet há uma gigantesca massa de informações, e cabe ao professor selecionar o que os estudantes precisam receber para manter as referências corretas de estudo.

Para a escola há ainda o benefício de poder compartilhar informações de interesse da comunidade escolar, disponibilizando conteúdos que despertem o interesse dos alunos e seus pais. Divulgar as atividades diárias e compartilhar agenda de eventos é uma demanda comum que pode ser facilmente atendida pelas redes sociais.

Mas o uso das redes sociais requer cuidados com a imagem de alunos, conteúdos não relevantes, respostas a críticas e gestão de assuntos delicados. Os parâmetros que vão ser trabalhos devem ser discutidos para a elaboração de uma política de uso de redes sociais, deixando claro os objetivos e limites do seu uso.

É importante que a escola entenda que se consolidar em redes sociais pode trazer uma abertura única de conteúdos para a comunidade externa, com controle e segurança de dados. De fato, é a ampliação dos horizontes de suas salas de aula.

A Vecte – Gestão Educacional ajuda sua escola a captar e fidelizar alunos, e as redes sociais fazem parte do processo, desde a elaboração da política de publicação até a capacitação dos profissionais que serão responsáveis pelo projeto. Conheça nossa proposta em vecteedu.com.br

 

Stéphanie Guerra

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s