O desafio da fidelização

Os investimentos que as escolas fazem em marketing estão quase sempre associadas a atração de alunos. É comum calcular o custo de aquisição de alunos atribuindo a ele todo o investimento em publicidade, mídia, consultoria e profissionais de comunicação. Ao mesmo tempo, ao analisar os motivos da chegada de novos alunos, percebemos que, em geral, mais de 70% deles foram indicados por alunos, ou ex-alunos, da escola.

A primeira reação do gestor, após o cruzamento dos dados, é questionar a eficiência de toda sua máquina de captação. Mas será que podemos depositar toda a responsabilidade de atração de alunos nesse setor?

Na verdade, o caminho correto para captar alunos deve ser o da fidelização. E o motivo é simples: se a maior parte dos novos clientes vem por influência dos atuais, quanto melhor a escola atende os atuais, mais eles indicam o serviço educacional. De quebra, fidelizamos mais clientes.

Esse raciocínio lógico precisa ser inserido no dia-a-dia da escola, expandindo o setor de marketing para que ele se integre ao pedagógico. As ações educacionais precisam ser percebidas pelos clientes (pais e alunos) atuais, e podemos aproveitar as redes sociais para isso. Diferente de contratar uma agência que produzirá conteúdos, é preciso ensinar a escola a mostrar o que faz. A agência continua com sua importância estratégica, mas se fixar em uma visão de quem não vive o meio educacional pode levar a escola a se vender como um serviço qualquer.

O princípio da apresentação rápida do conteúdo gerado é uma das metas de trabalho da Vecte. Ajudamos escolas a entenderem o que faz diferença para os atuais clientes, reforçarem suas ações educacionais e informarem diariamente para os pais e alunos, usando as redes sociais ou não. Dessa maneira levamos escolas a captar e fidelizar mais alunos.

– Denis Drago

Resultado de imagem para fidelização

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s