Com o surgimento acelerado de novas tecnologias e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os pais vem procurando investir em uma boa educação para seus filhos. Então o grande desafio das escolas é atender às expectativas dos pais e conseguir maior engajamento dos alunos, ensinar também sobre autonomia, liberdade e responsabilidade e o impacto de suas ações positivas ou negativas, em construir e/ou reconstruir intervenções no espaço social.
As exigências da sociedade contemporânea fazem a escola adquirir nova formatação, aquela escola do passado, centrada na leitura e na escrita que preparava o aluno para o trabalho apenas, dá espaço para a escola ”nova”, pautada na educação cidadã que transforma o aluno em sujeito e prepara-o para o ”mundo do trabalho”, isso não significa que o objetivo da escola tenha mudado, pelo contrário, ela entende a necessidade de desenvolver todas as habilidades e/ou sentidos do homem enquanto ser humano.
O engajamento da família juntamente com a escola, melhora o resultado da educação, é necessário comunicação e diálogo. A escola deve mostrar para os pais que para a expectativa deles seja cumprida, é preciso trabalhar juntos, não só na adaptação dos planos de ensino, como também no acompanhamento e suporte do aluno que, tanto em ambiente escolar, quanto em casa, precisa de instrutores e apoiadores para o seu desenvolvimento.
A sua instituição está preparada para essa “nova escola”?
Como você treina os seus colaboradores para atenderem as novas necessidades que os pais buscam?