Por que é difícil abandonar padrões?

ID-100168351

 

Instituições de ensino são dirigidas em 3 camadas: administrativo, pedagógico e gestão. O desafio é trabalhar com inovação nessas camadas, rompendo padrões estabelecidos pela experiência adquirida no dia-a-dia.

.
Talvez o pedagógico seja a área mais fácil para abandonar padrões, afinal de contas uma escola tem muito mais educadores do que administrativos. Em geral, soluções educacionais inovadoras são testadas e seus resultados são publicados em revistas e sites. Quando encontramos uma novidade, buscamos mais informações estudo ou ajuda para implantação.

.
A administração é uma atividade rotineira e cíclica: contas a pagar, contas a receber, departamento de pessoal, compras, eventos, manutenção e limpeza ocupam a maior parte do tempo de quem é responsável por fazer com que a máquina funcione. Romper padrões na administração significa entender novas formas de executar as mesmas tarefas, gastando menos tempo e com menos recursos.

.
Na gestão o problema é maior. Como os gestores educacionais são formados em padrões administrativos já estabelecidos, dificilmente eles rompem padrões, sejam eles para tratar de problemas e emergências ou para inovar. A rotina de um gestor se confunde com a administração diária da instituição. Muitas vezes ele é a referência para a solução de problemas diários, que ocupam seu tempo e não permitem que se estude reais alternativas para inovar na gestão.

.
Para romper com esse status, é preciso que o gestor aceite ajuda externa e abandone padrões de pensamento e execução praticados ao longo dos anos.

.
Se a sua escola tem problemas para enxergar novidades na gestão, conte com a Vecte para as conhecer mais inovações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s