O embate entre a aprendizagem virtual e a presencial

A educação a distância é uma das mais poderosas opções para a aprendizagem. Convivemos com essa modalidade desde o início do século XX e os resultados são ótimos. Sem a educação a distância o Nelson Mandela não teria estudado direito enquanto estava preso, não teríamos cursos de manutenção de televisões divulgados em revistas em quadrinhos na década de 1980 e não conseguiríamos educar uma grande quantidade de pessoas a datilografar, quando a máquina de escrever foi introduzida nos escritórios no Brasil.

.
Durante os últimos anos estamos vivendo uma nova revolução nessa modalidade. A universalização do acesso à internet e os smartphones passaram a colocar uma quantidade incalculável de informações nas mãos de todos. Os mais velhos podem ter mais dificuldades, justamente porque precisaram aprender a usar a tecnologia depois de terem consolidado um modelo de estudo e aprendizagem linear, tradicional, que necessita basicamente de interação pessoal para gerar conhecimento. A geração de nascidos após os anos 2000 pensa de maneira diferente: eles cresceram dentro da internet, vivendo as redes sociais digitais, com smartphones nos bolsos e conhecimento quase ilimitado nas mãos. Eles aprendem o que, quando e onde quer, em formato não necessariamente linear. E o embate começa nessa mudança de pensamento.

.
Enquanto a geração anterior pensa em modalidades que se sobrepõe, os mais novos já entenderam que elas se complementam. Para eles não há diferença entre o mundo real e o virtual. E isso muda tudo.

ID-100181873

.
Ao ler a recente entrevista com Salman Khan, fundador da Khan Academy, para a NPR, percebemos que é preciso quebrar alguns conceitos que formamos sobre a luta entre a educação tradicional e a educação a distância. O repórter questiona ao longo de todo o texto a necessidade de uma modalidade invalidar a outra, e o Salman Khan defende que não há essa necessidade. Aliás, ele afirma que acredita no sucesso de uma educação global, onde as diversas modalidades se complementam, onde não há mais horários para estudo, e sim motivação para aprender.

.
Estamos com o Sr. Khan: pensamos a educação de forma global. Aprendemos em todos os lugares e em todos os formatos. Estamos prontos para o desafio!

.

Imagem por FreeDigitalPhotos.net
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s