Passei longos anos da minha vida pensando em formas mais inteligentes e econômicas para proteger crianças em colégios. Pesquisa de novos materiais, investimento em produtos de limpeza mais eficientes e menos tóxicos, reformas e construções planejadas para diminuir riscos de acidentes, treinamentos para professores e auxiliares, proteção em quinas e pisos especiais etc.
Todos que trabalham em escolas ou tem filhos pequenos sabem do que estou falando. Nossas casas ganham travas para gavetas, espumas nas quinas e chaves em portas e armários. Isso sem falar sobre brincadeiras proibidas, como com fogo, facas e ferramentas.
Descobri alguém que pensa ao contrário e que, de certa parte, me convenceu. Aqui está o Gever Tulley, fundador da Tinkering School, e suas apresentações no TED. Vejam os dois videos para entender o que faz essa incrível escola. Depois, repensem a proteção dos seus filhos e alunos.
A escola mais perigosa é a cerceia a liberdade de pensamento, criatividade e ação de seus alunos.
.
.
.
PS: Estou em busca de um sócio visionário para algo assim, livre, incomum. Algo como uma criança ou um adolescente gostam.
.
Vi no Brasil 247.
Fala Bekelle, que saudade dos nossos papos e de trabalhar contigo. Não sou esse sócio visionário que você quer provavelmente, mas achei a idéia muito interessante. Bate exatamente com tudo que sempre discutimos sobre educação com sentido e significância para a criança. Bom, um grande abraço. Só agora fiz o face (continuo meio arredio aos apelos desta máquina). Como está o filho? Já deve estar com uns 15 anos né? KAKAKA. Outro abraço.
Grande Mestre Antonio Franco, um dos maiores professores que vi atuando. Um ás na arte de entender desafios, cativar pessoas e se fazer entender, mesmo pelos mais fechados. Não estou tão Bekelle assim, mas ainda dou minhas corridas. A filhota está com 2 anos e aprontando muito, como deve ser. E por aí, como quais são as novidades?
Escreva para meu e-mail: denis@denisdrago.com
Abraços!