A responsabilidade do professor

A Fundação Itaú Social trouxe para o Brasil o Economista e estudioso de Educação David Figlio para um seminário sobre Avaliação Econômica de Projetos Sociais. A jornalista Ocimara Balmant, de O Estado de São Paulo, em entrevista com o David, conseguiu uma resposta interessante a uma pergunta simples:

Quais os caminhos para melhorar o rendimentos dos alunos?

É uma pergunta difícil. Há poucos estudos que oferecem uma prova definitiva. Uma coisa que sabemos é que professores excelentes fazem uma grande diferença, mas não temos tido sucesso em definir formas consistentes de treinar os docentes ou em identificar quem será excelente antes de começar a lecionar. Por outro lado, as escolas conseguem estimular o desempenho dos alunos quando eles são desafiados. Fica claro, então, que há políticas e práticas que podem funcionar. Minha pesquisa atual envolve a observação do que as melhores escolas têm feito e verificar se as que fazem as mesmas coisas em diferentes contextos conseguem resultados diferentes.

A resposta do David Figlio casa exatamente com o que escrevi em 2008 e postei ontem no site. A formação do professor deve ser anterior a sua chegada a escola, já que suas influências educacionais partem da infância. O professor de hoje reproduz exatamente suas as práticas educacionais que ele vivenciou ao longo de pelo menos 14 anos de experiência como aluno em escolas, somados a técnicas e práticas adquiridas na Universidade.

Se o professor da Universidade não for formado para trabalhar uma nova prática educacional, não há programa de formação de professores que funcione em redes públicas ou privadas de ensino.

É claro que isso não invalida os programas de capacitação de professores, mas está claro que sua eficácia será maior se ele vier acompanhado de ferramentas educacionais que efetivamente possam ser usadas na sala de aula. Assim os colégios poderão capacitar e instrumentalizar os professores, compartilhando os resultados positivos ou não com eles.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s