Orçamento Educacional e Gestão

O histórico das empresas educacionais privadas no Brasil mostra que as que estão presentes há mais de 20 anos no mercado foram criadas por educadores apaixonados, grupos religiosos ou associações de classe, ligadas a outro país ou de interesse comum. Em todos esses casos o processo de gestão não era o maior complicador, e sim o desenvolvimento educacional.

Nos últimos 20 anos, percebemos, em geral, dois movimentos distintos: criação de novas empresas no ramo educacional por parte de grupos empresariais e aumento da concorrência, fruto do aumento da quantidade de vagas e/ou diminuição na quantidade de clientes. Nos dois casos a consequência imediata é o aumento da concorrência e a necessidade de aliar a preocupação com o desenvolvimento educacional com o desenvolvimento em gestão.

Os antigos Diretores, que já tinham a preocupação em garantir a qualidade educacional, passaram a investir seu tempo em entender como os colégios podem dar resultados financeiros positivos. Os novos Diretores, que já ingressaram no mercado com essa preocupação, também se ocupam em entender como o colégio pode progredir financeiramente.

Para entender esse caminho da gestão algumas metodologias aplicadas em empresas de outros segmentos foram trazidas para o setor educacional. Falou-se sobre Down Size, Reengenharia, Gestão por Resultados e outros. A questão é que a maior parte delas foi encapsulada como soluções mágicas, sem serem adaptadas ao setor educacional e testadas em colégios dos mais variados portes. A esse problema soma-se a falta de produção acadêmica em gestão educacional. O tema é pouco estudado em Universidades públicas ou privadas, que não possuem linhas de pesquisas na área em seus programas de mestrado e doutorado.

Como solucionamos a questão? Em primeiro lugar precisamos tratar o colégio como uma empresa, sem dissociar o pedagógico do administrativo. Gestão é tudo e não apenas uma parte. Depois precisamos aceitar que as ferramentas de gestão que não foram criadas para o setor educacional podem, e devem, ser usadas, desde que sejam adaptadas e testadas. Por fim, precisamos integrar todos no planejamento, controle e avaliação da empresa, sejam no âmbito educacional ou administrativo.

A metodologia de Orçamento e Gestão parte do princípio que um colégio é uma empresa que precisa trazer resultados educacionais e financeiros positivos para sua mantenedora, seja ela com ou sem fins lucrativos. A partir do momento em que esse princípio ficar claro toda comunidade educativa, o colégio precisa integrar suas principais áreas para seu planejamento.

No ponto de vista da Gestão, tratamos esse tema com base em um orçamento único para o colégio. Ele deve contemplar o desenvolvimento educacional e respeitar o resultado financeiro esperado pela mantenedora. Para sua realização é preciso avaliar alguns pontos:

  • O colégio tem seu planejamento educacional elaborado para o período de, no mínimo, 5 anos?
  • O colégio sabe quem é seu cliente, de onde ele vem e o que ele espera como resultado educacional para seu filho?
  • O colégio sabe quais são seus custos e os classifica?
  • O colégio sabe quais são suas receitas e as classifica?

Depois desses pontos determinados o colégio terá a base da elaboração do seu orçamento.

E para que serve o orçamento?

Em primeiro lugar o exercício pela elaboração de um orçamento traz para a gestão do colégio a memória dos seus gastos, registra resultados e expõe com detalhes de onde vem a receita e para onde vão os gastos. Ao realizar um orçamento o colégio tem uma ótima oportunidade de compartilhar decisões de investimentos e despesas gerais com a área pedagógica, sem expor necessariamente seu resultado. Por fim, o orçamento deve ser usado como instrumento de acompanhamento da gestão de um colégio, tendo seu resultado comparado com sua execução, ano a ano.

Quer entender mais sobre a elaboração de um orçamento, através de ferramenta simples e eficaz, e depois aprender como acompanhar sua execução? Faça o curso Orçamento e Gestão Financeira: Como Preparar sua Escola para 2012 que eu realizarei em conjunto com a DMC Consultoria e Treinamento.

Enviarei os detalhes em breve.


Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s